segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DICA PARA OS PAIS

Ajudar nas tarefas escolares requer paciência. Se você não tem, caia fora. Sua presença é nociva.



  1. Brinque de "apostar contra o relógio" com seu filho durante a execução do dever de casa. Estipule um tempo e lhe mostre quanto tempo ele levou para executá-lo. Seja flexível, permita-lhe um tempo extra e programe o timer para muitos minutos extras. Não serão necessários prêmios. Há uma grande satisfação em conseguir realizar o trabalho no tempo previsto.

  2. Ensine a seu filho as palavras mágicas para a realização de qualquer trabalho de modo mais eficiente e efetivo:
    Pesquisa, Questionamento, Leitura, Comparação e Revisão.
    Estas cinco palavras comprovadamente fazem a diferença.

  3. Eis aqui 5 dicas para tornar a Tarefa de Casa uma "hora" mais amena para você e seu filho:

    1. Reserve um local regular para seu filho fazer a Tarefa de Casa.
    2. Defina um tempo regular para a realização das Tarefas. Você pode determinar uma regra, "Nada de TV até que a terefa seja concluída.", etc.
    3. Durante a realização do Dever de Casa, desligue rádio e TV.
    4. Ajude seu filho a planejar como ele vai usar seu tempo.
    5. Dê um exemplo. Enquanto seu filho estiver fazendo suas tarefas escolares, use este tempo para fazer algo também. Leia ou trabalhe junto com ele. E então, quando a tarefa estiver concluída, ambos podem conversar a respeito do que acabaram de realizar.

  4. Faça as tarefas mais difíceis primeiro. Reserve as fáceis para quando já estiver cansado. Resolva os Pontos mais importantes em primeiro lugar. Se o tempo passar rápido, todas as prioridades vão estar concluídas. Faça o que é mais necessário primeiro. Termine os itens opcionais depois, mesmo que eles sejam mais agradáveis e divertidos, e lhe dê mais satisfação.

  5. Verifique a tarefa do seu filho todo dia. Faça isto desde a infância e mantenha este costume até quando puder. Elogie os bons trabalhos. Seu interesse vai dar a ele uma motivação extra para que realize bons trabalhos.

  6. Deixe que seu filho lhe ensine sua tarefa. O professor sempre aprende mais que o estudante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário