quarta-feira, 10 de julho de 2013

MENSAGEM-CONVITE DO FESTIVAL LITERÁRIO 2013

“Carnaúba dos Livros,
                      Terra de Leitores”

Criar uma biblioteca numa cidade é dotá-la de alma”. À luz das célebres palavras de Cícero, Donatilla Dantas sonhou dotar com uma alma a Vila Carnaúba do Acari. Constituir-se-ia num segundo templo de cultura dos “carnaubais risonhos”, ladeando o Grupo Escolar Caetano Dantas.
Como uma árvore frondosa cujos frutos alimentam os seres vivos que a rodeiam, como um rio que gera vida por onde passa, tal como esculpido nos umbrais da vetusta biblioteca de Tebas, a Biblioteca Donatilla Dantas tornou-se um “medicamento para a alma” de várias gerações de carnaubenses. Ora, se desde os pré-sócraticos, a filosofia grega nos legou o dogma da imortalidade da alma, conclui-se que a alma de Donatilla permanece viva em todos aqueles que se alimentam da leitura, da poesia e da cultura nesta terra sagrada. Por essa razão, celebrando o centenário de nascimento dessa grande escritora, a Secretaria Municipal de Educação sente-se honrada em conclamar a comunidade carnaubense para a construção coletiva de um Plano do Livro e da Leitura para o Município. O Festival Literário 2013, um sonho inspirado na intrepidez dos homens e mulheres carnaubenses de outrora, pretende ser o marco inicial da elaboração desse ousado projeto.  Oxalá consigamos, paulatinamente, concretizar o desiderato de edificar uma cultura literária em nossas famílias, escolas, bibliotecas e praças e, quiçá, convertermo-nos numa “Carnaúba dos livros, terra de leitores”.
                Vinde todos e Saboreemos juntos a doçura da literatura que jorra dos corações e mentes inspirados e nos deixemos ungir pelo bálsamo emanado das obras literárias. Faze-te ao largo, Carnaúba, e, despindo-te do que é torpe e vil, segue o conselho de tua eterna poetisa, tornando-te “uma cidade de todos. Um futuro melhor”:
“Jogarei ao vento,
pelas portas e janelas,
todas as desilusões passadas!
Enfrentarei um Novo Mundo...
E viverei de Esperanças..."

João Paulo Pereira de Araújo
Secretário de Educação
Sérgio Eduardo Medeiros de Oliveira
Prefeito





Nenhum comentário:

Postar um comentário