terça-feira, 30 de abril de 2013

SEMED PROMOVE ENCONTRO PEDAGÓGICO COM PROFESSORES DE 1º AO 5º ANO

A Equipe da coordenação pedagógica da Semed realizou, ontem, o 2º Encontro Pedagógico com professores do 1º ao 5º ano.

Título: Contos Enlatados














A Equipe da Semed visita a Escola Francisca Neusa Dantas

A equipe da Semed visitou, nessa última sexta-feira, a exposição do Autor do Mês na  Escola Municipal Francisca Neusa Dantas. As professoras trabalharam este mês de abril o autor Monteiro Lobato. Confiram as atividades lindas que foram desenvolvidas com os alunos.
Parabéns a todos que fazem parte dessa bela escola.
















terça-feira, 23 de abril de 2013

CURSINHO PREPARATÓRIO PRÓ-IFRN/IFPB – APOIO PREFEITURA MUNICIPAL DE CARNAÚBA DOS DANTAS E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


O Instituto Municipal João Cândido Filho e a Escola João Henrique Dantas, vem promovendo desde o início de abril o cursinho preparatório PRÓ-IFRN/IFPB. O mesmo é voltado para alunos do 9ºs anos que desejam ingressar em um dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal.
Os encontros acontecem das 19:00 às 22:00, nas quartas e quintas. Durante o curso, os alunos assistirão aulas de Português, Matemática e Ética/Cidadania, conforme os conteúdos estabelecidos pelo edital do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania - ProITEC. 2013. Professores envolvidos (Inalva: Português); Fatoca (Ética e História); José Adenilson (Geografia) e Matemática (Saturnino). É importante deixar claro que o curso é uma ferramenta de preparação para os candidatos e não é obrigatório. Não devemos também esquecer, que para chegar lá os alunos tem que estudar em casa, revisando o conteúdo ministrado nas aulas e respondendo a lista de exercícios proposta no cadernão.
Ao todo, estão frequentando aproximadamente 65 jovens, entre alunos do João Henrique, Instituto Municipal, COEPAR e Escola Francisco Macedo (Povoado Ermo). O cursinho apresenta uma grade de disciplinas que abrange não só o IFRN , como também o IFPB, contemplando as disciplinas de Geografia e e História Geral.
Amanhã, quarta-feira dia 24, um grupo de alunos estará visitando o IFRN Campus Currais Novos, iniciativa de um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2010 (Conhecendo o IF por um dia). Próxima semana, outro grupo estará visitando o Campus Currais Novos com o mesmo intuito.

Fonte: Fátima Lopes






Alunos da Escola Clívia Marinho Lopes visitam o Ponto de Leitura

Hoje pela manhã, a Semed recebeu com muito carinho a turma da nossa querida Professora Rúbia Raquel. Eles foram visitar o nosso ponto de leitura. Na ocasião, ouviram histórias e tiveram a oportunidade de levar livros e revistas emprestados para ler em casa.
Nós que fazemos parte da Secretaria Municipal de Educação, agradecemos a visita. Voltem sempre, pois as portas estarão sempre abertas para vocês!







CURSO DE LIBRAS EM CARNAÚBA DOS DANTAS


Através de um projeto do Instituto Municipal João Cândido Filho, com o apoio da Prefeitura Municipal, e parcerias: Secretaria de Educação e IFRN (Campus Currais Novos) está sendo ministrado em nossa cidade o curso de libras. Com carga horária de 60 horas, tem como objetivo desenvolver um trabalho de conscientização e disseminação da cultura surda no município de Carnaúba dos Dantas, visando a comunicação básica entre surdos e ouvintes na sociedade. As aulas são ministradas pela professora Maria de Fátima Lopes, no Instituto Municipal João Cândido Filho, todas as sextas-feiras, a partir das 18:30 e conta com um público de professores, alunos surdos, pais de alunos surdos e acadêmicos de Universidades federais.

"Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças"(Mantoan)





 








PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO INSTITUTO MUNICIPAL JOÃO CÂNDIDO FILHO

Como já é do conhecimento de muitos, o Instituto Municipal João Cândido Filho foi contemplado com o Programa "Mais Educação", sendo assim, a jornada diária na referida escola foi elevada para sete sete horas. Além de atividades artísticas e esportivas, é obrigatório reservar uma hora e meia para acompanhamento pedagógico.

"Depois que a nossa escola foi contemplada com esse programa, os alunos estão mais motivados, gostam das atividades propostas pelo Mais Educação, principalmente as que envolvem esportes e música", afirma a gestora Gorete Dantas. 

Atualmente, O Instituto Municipal João Cândido Filho desenvolve as seguintes atividades: Letramento e matemática, Futsal, Vôlley, música, arte e cultura. O trabalho é bem desenvolvido e os monitores são competentes”, elogia Gorete Dantas.







sexta-feira, 19 de abril de 2013

Escola Clívia Marinho Lopes realiza Assembleia

A gestão escolar democrática deve ser construída com a participação de representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar. Todos devem ser tratados de forma igualitária, com direito a voz. Foi nessa Perspectiva, que a Secretária de Educação e a Direção da Escola Municipal Clívia Marinho Lopes realizaram uma Assembléia Extraordinária com o objetivo de decidir, juntamente com pais, alunos e demais funcionários, através de votação, se a referida escola continuaria funcionando na Sede do Caetano Dantas, ou retornaria para suas instalações.
Inicialmente, o Secretário de Educação João Paulo Pereira de Araujo enfatizou a importância da Assembléia, mostrando que devido à tradição centralizadora da sociedade e da escola brasileira, é preciso chamar os professores e, especialmente, os pais à participação nas decisões da escola, a fim de construir uma cultura escolar democrática. Em seu discurso, deixou claro que aquele era um momento de escolha, onde cada pai e cada mãe teriam a liberdade de decidir o melhor para seus filhos. Em seguida o Prefeito Sérgio Eduardo reforçou as palavras do Secretário e cobrou dos pais, alunos, professores, e demais funcionários a participação efetiva de cada um nas decisões escolares. Após esse momento, pais, mães, professores e demais funcionários tiveram oportunidade de opinar, defendo o ponto de vista de cada um. Em seguida, houve a votação, onde a maioria decidiu que a Escola Clívia Marinho Lopes a partir dessa terça-feira, dia 23 de abril, voltará para suas instalações e o "Mais Educação" será desenvolvido na sede da Escola Caetano Dantas.
É por meio da gestão democrática que os indivíduos avançam na conquista da cidadania, pois a medida que tomam decisões em conjunto, percebem e vivenciam seus direitos e deveres, aprendendo a respeitar limites e conviver com ideias divergentes. (BORGUETTI, 2000).

Parabéns a todos envolvidos nesse processo educacional e que a Escola Clívia Marinho Lopes continue fazendo a diferença em nossa cidade.