quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES NO INSTITUTO MUNICIPAL JOÃO CÂNDIDO FILHO


A Secretaria de Educação convida todos os pais de alunos ou responsáveis do Instituto Municipal João Cândido Filho para participar da primeira reunião do ano que apresentará a nova diretoria da Escola, definirá as refeições dos alunos, as atividades do Programa Mais Educação, esclarecimento sobre o novo horário das aulas, novos projetos pedagógicos, redistribuição das turmas e os conselhos escolares.
A reunião será realizada no Instituto Municipal às 19hs. Contamos com a sua participação.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


I Seminário de Educação da UNDIME/RN – 2013



Na última sexta-feira, 25 de janeiro de 2013, no Praiamar Hotel em Natal/RN, aconteceu o I Seminário de Educação da UNDIME/RN, com o objetivo de contribuir para os esclarecimentos pertinentes aos desafios educacionais nos municípios do RN.
Participou deste importante encontro o Secretário Municipal de Educação Carnaúba dos Dantas, João Paulo Pereira de Araújo. Durante o evento foi apresentada a Estrutura e Funcionamento da UNDIME/RN e sua atuação junto às secretarias municipais de educação.
Logo após, foi apresentado o Pacto Nacional em Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, dando continuidade na apresentação de políticas e programas educacionais do FNDE e a educação municipal, bem como inovações e a atuação do PROINFO nos municípios do RN.

9ª DIRED REUNE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Os secretários de educação dos municípios que compõem a 9ª DIRED, reuniram-se nesta terça-feira, 29 de Janeiro de 2013, em Currais Novos. A diretora da regional de educação, prof. Ivânia, recepcionou os novos secretários municipais e apresentou os programas e convênios da Secretaria Estadual de Educação, reiterando o desejo de continuar trabalhando em parceria com os municípios na busca por uma educação de qualidade.
O secretário de educação, João Paulo, esteve acompanhado da técnica da secretaria municipal carnaubense, Maria de Fátima (Fafá).

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

COMUNICADO IMPORTANTE

Comunicamos aos pais e/ou responsáveis dos alunos que as matrículas para o ano letivo de 2013 serão encerradas nessa quinta feira (dia 31/01/2013).
Este ano as escolas Clívia Marinho Lopes, Instituto Municipal João Cândido e Francisco Macedo Dantas foram contempladas com o programa "Mais Educação", por isso os alunos terão mais atividades e passarão mais tempo na escola.
Corra e garanta já a vaga do seu filho!

sábado, 19 de janeiro de 2013

CONAD Acessibilidade

http://www.youtube.com/watch?v=UBoSp0-_F-E

Carnaúba abraça a causa da Inclusão

Sexta-feira, dia 18 de janeiro de 2013, foi realizada a segunda reunião da “Comissão de Estudos sobre a Pessoa com Deficiência”, na Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente, foram apresentados e discutidos alguns artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a fim de informar e melhor fundamentar nossos estudos. Em seguida, diversos profissionais (representantes das políticas de saúde, educação e assistência social, bem como representantes da sociedade civil) expuseram as principais dificuldades e barreiras identificadas no município, entre elas: barreiras arquitetônicas, preconceito, dificuldades na realização de um trabalho intersetorial, insuficiência de informações sobre os direitos da pessoa com deficiência, ausência de um trabalho articulado com as famílias, entre outras.
Nesse sentido, chegou-se a conclusão de que um dos primeiros passos para se elaborar propostas e estratégias de enfrentamento a esta problemática, é realizar um mapeamento municipal, utilizando dados das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, assim como cadastros e informações do “Grupo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais”, que possui dados locais. Dessa maneira, será possível traçar um perfil das reais necessidades das pessoas com deficiência, no município de Carnaúba dos Dantas-RN.
A próxima reunião será destinada à realização deste mapeamento e a elaboração do calendário de atividades da Comissão. 








quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mobilização dos funcionários da Escola Francisca Neusa Dantas

Foi dado inicio nessa quarta-feira, dia 16 o pontapé inicial aos trabalhos do projeto "O casulo e você Ajudando o Saber”, que tem por objetivo, buscar recursos junto a sociedade carnaubense, para a cobertura do pátio da Escola Francisca Neusa Dantas. Logo pela manhã, os funcionários da referida escola fizeram uma mobilização pelas ruas da cidade, afim de convidar parceiros para abraçarem essa nobre causa.
Já na parte da tarde, houve uma reunião, onde na ocasião a diretora Thays apresentou o projeto, falou dos seus anseios em relação a escola e ouviu sugestões. Fizeram-se presentes o Secretário de Educação João Paulo Pereira junto com a equipe da Secretaria de Educação, os vereadores Gilson Dantas, Juliana Souza, Marli Medeiros, Maria de Ramalho e Marfran Medeiros, representado por sua esposa Priscila Ingrid, Anderson Dantas (Juquinha), que na ocasião fez a cobertura, ao vivo, através da Rádio 93 FM.

FONTE: Assessoria da SME e blog JCN.






CARNAÚBA DOS DANTAS INICIA PREPARAÇÃO PARA OS JOGOS ESCOLARES MUNICIPAIS 2013



A Secretaria Municipal de Educação iniciou na última quarta feira, dia 16, os preparativos para a organização dos Jogos Estudantis Municipais (JEM’S) 2013. O Secretário de Educação inicialmente externou sua preocupação com o resultado do perfil nutricional dos alunos da rede municipal de ensino apresentado pela nutricionista Walcida e comprometeu-se a buscar ações visando mobilizar os alunos, suas famílias e toda a comunidade para juntos enfrentarem o problema do elevado percentual de crianças com sobrepeso. Uma dessas ações consistirá no fortalecimento da educação física nas escolas e a realização dos Jogos Estudantis Municipais. O secretário pediu a colaboração do diretor da Escola Estadual João Henrique Dantas, Aloísio, do vereador e coordenador de escolinha de futsal, Pepeto, e do desportista Rivonaldo (Minha Rosa) e todos se mostraram bastante receptivos à realização dos jogos. O próximo passo será a formação das comissões organizadoras com a presença dos professores de educação física do município, servidores da educação e da secretaria de esportes. A previsão é  de que os jogos serão realizados no segundo semestre desse ano e contemplem modalidades como futsal, vôlei, atletismo, xadrez, dama etc.
Fonte: assessoria de comunicação SME.

FONTE: assessoria de comunicação SME.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

É BOM SABER


Instaurada Comissão para discutir os assuntos referentes à garantia dos direitos das pessoas com deficiência no Município de Carnaúba dos Dantas. Em reunião nesta manhã de segunda-feira,14, acerca do programa BPC (benefício de prestação continuada) na escola, o secretário de Educação, João Paulo, a secretária de Assistência Social, Maria Francisca, Ana Lígia (técnica da secretaria de educação) e Jucilene (coordenadora do CRAS) chegaram à conclusão de que é preciso a elaboração de um plano articulado em relação às políticas públicas para as pessoas com deficiência no município. Decidiu-se então que na próxima sexta-feira,18, haverá uma reunião às 19hs na secretaria de educação para iniciar a discussão sobre o tema 

domingo, 13 de janeiro de 2013

DICA DE LEITURA


O DESEJO DE ENSINAR E A ARTE DE APRENDER

Rubem Alves conta a história de amizade das crianças da Escola da Ponte. Diz que o maior prêmio para um professor é quando os alunos se tornam amigos dele. E afirma que um verdadeiro professor nunca sofre de solidão.



http://www.educardpaschoal.org.br/web/upload/NossosLivros/68_livro_desejodeensinar(1).pdf

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

VOCÊ SABE O QUE É O MAIS EDUCAÇÃO?





O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).  Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

FONTE: Portal do MEC
CONVITE SOLIDÁRIO

Ação: "O Casulo e você ajudando o saber"

Escola é lugar de se fazer amigos... Tomando como base a frase de Paulo Freire, nós que fazemos parte da escola Municipal Francisca Neusa Dantas temos a honra de convidar vossa senhoria para participar da grande mobilização "O casulo e você ajudando o saber" que tem dia e hora marcada para acontecer.

A parceria é fundamental para o fortalecimento dos laços escola X comunidade.

Desde já contamos com sua participação e contribuição.

Dia: 16 de janeiro de 2013
Local: Escola Municipal Francisca Neusa Dantas
Horário: 16:00 horas

A Família Francisca Neusa Agradece.

FLUXOGRAMA DE AÇÕES

  • CONFECÇÃO E ENTREGA DE CONVITES AO POSSÍVEIS PARCEIROS (DE 9 à 11 DE JANEIRO DE 2013);
  • CONTATO COM FUNCIONÁRIOS (DE 10 à 14 DE JANEIROS DE 2013);
  • MOBILIZAÇÃO PELAS RUAS DA CIDADE (16 DE JANEIRO DE 2013 PELA MANHÃ);
  • REUNIÃO/ENCONTRO PARA MOSTRAR A PROPOSTA DA AÇÃO (16 DE JANEIRO DE 2013 às 16 HORAS NA ESCOLA FRANCISCA NEUSA)

FONTE: EQUIPE ESCOLAR




É BOM SABER


A Secretaria Municipal de Educação enviou ao Sindicato dos servidores municipais de Carnaúba dos Dantas (SINDSERP) a proposta de calendário anual da rede municipal de ensino para análise do sindicato. No ofício enviado, o secretário de educação comunicou as diretrizes que nortearam a elaboração da proposta e o consenso a que chegaram os diretores das escolas em reunião com os membros da secretaria municipal de educação.




Preparativos para 2013


Aconteceu nessa última terça-feira, 08 de Janeiro, na Secretaria Municipal de Educação, a primeira reunião do Secretário de Educação, João Paulo Pereira de Araújo, com os diretores das escolas das redes Municipais, Estaduais e Privadas do nosso município.
Na ocasião foram abordados os seguintes temas: Semana Pedagógica e Calendário Escolar 2013.
Cada gestor expôs suas ideias, mostrando os pontos positivos e negativos, fizeram suas reivindicações e deram sugestões que enriqueceram ainda mais esse momento.

FONTE: Equipe da Secretaria Municipal de Educação
















terça-feira, 8 de janeiro de 2013


Inscrições Abertas!


Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Curso Prevenção do Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça e executado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As inscrições encerram às 24h do dia 21/02/2013. O início do curso está previsto para março de 2013.
Para mais esclarecimentos, entre em contato com a SEaD/UFSC por meio do e-mail conselheiros5@sead.ufsc.br
Assuntos: Sem categoria

Voltamos...

Bom dia EDUCAÇÃO!!! Em 2013 teremos muitas novidades para vocês!